domingo, 17 de outubro de 2010

Horário de Verão


Durante o mês de Outubro, normalmente, começa o horário de verão. Particularmente eu  não gosto desse negocio de adiantar em 1hr meus relógios... Estudo no turno matutino desde a 4ª série do ens. fundamental, e até hoje nunca consegui me adaptar realmente ao bendito.
É um saco acordar e o Sol nem ter dado as caras para a gente né?!? Gosto de todas manhãs abrir a janela as 6hrs da manhã e sentir o Sol queimando meu rosto...

Mas enfim temos que passar por isso né?!? Desde 1932 (minha avó nem tinha nascido) o governo brasileiro adere o horário de verão, durante esse périodo o país consome menos energia elétrica entre 18hrs e 20hrs, pois normalmente quando os trabalhadores chegam em suas casas ainda está de dia, assim não sendo necessário acender as luzes do interior das casas (não acho que os paulistas se enquadrem nesse quesito em dias de chuva, quando a av. Paulista e a av. do Tiete viram nossa Veneza). Os habitantes do Norte e Nordeste são sortudos nesse ponto, durante esse périodo os rais solares estão em pleno alinhamento com a linha do equador, tornando noite e dia com a mesma quantidade de horas, fazendo com que seja desnecessária a mudança de horário.

Mas na realidade decidi falar disso aqui não por ter como desabafar sobre o que penso do horário de verão (que se ajuda a natureza, que continue assim). Mas para mostrar que nosso corpo sente muito com a mudança de horário.
Encontrei uma notícia no G1 falando que quanto mais disciplinada for a pessoa, mais fácil será sua adaptação ao horário de verão.


Passar mais tempo exposto à luz solar e estabelecer horários mais rígidos para ir dormir são medidas simples que podem ajudar os brasileiros a se adaptar ao horário de verão. Isso ajuda você a manter o mesmo tempo de sono que anteriormente.
De acordo com especialistas passar mais tempo exporto a luz solar torna a adaptação ainda mais tranquila, por que ela atua como um regulador do nosso relógio biologico. Eles também alegam que isso também é uma dica para quem irá fazer uma viagem onde mude o fuso (tanto para mais ou para menos).
Os especialistasexplicam, ainda, que as necessidades de sono são diferentes entre as pessoas. Enquanto algumas precisam de apenas oito horas de sono, outras precisam de dez a onze horas para não se sentirem cansadas durante o dia.

Outros cuidados ainda são ressaltados para as primeiras semanas, evitar o consumo de chá preto e café, que são ricos em cafeina que atua como um inibidor de sono. Além de atividades estimulantes (academia, corridas, pratica de esportes) no final da tarde e durante a noite.
Medidas como essas ajudam o organismo a diminuir sua atividade metabólica mais rápido e facilitam o sono, colaborando assim para no dia seguinte aquele cansaço não existir e tornando sua adaptação mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário