terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mundo das crianças: engolir chiclete!

Hoje o post é especial para o Dia das Crianças!


Por isso, vou falar de uma coisa muito comum para a criançada... Engolir chiclete...
Quando eu era criança minha mãe sempre falava "Vai colar as tripas" uahsuahsuas... mas eu nunca liguei para isso, sempre tava engolindo os benditos chicletes (fossem eles pequeninos, ou não)...
   
   
Bom eu sou filha de dono de padaria e bem sei que existe uma enorme quantidade de marcas, modelos, tamanhaos e sabores de gomas de mascar diferentes no mercado brasileiro e extrangeiro também. Todo chiclete é muito sabaroso e as crianças veem os pais mascando um e vão logo pedindo um para elas; é ai que começa o problema!





  
Atualmente os chicletes são formulados normalmente com 4 substâncias principais; sendo elas aromatizantes, adoçantes, amaciantes e uma base de substâncias químicas sintéticas, o organismo, humano, pode absorver atravez das enzimas presentes no estomago três dessas substâncias (aromatizantes, adoçantes e os amaciantes), caso os chicletes sejam engolidos. Contudo, as substâncias químicas sintéticas não são absorvidas e são consideradas corpor inuteis ao organismo e eliminidas junto ao bolo fecal.
(que coisa boa ateh ai neh?).




Mesmo sabendo que o chiclete engolido acaba saindo mais cedo ou mais tarde nas fezes. Não é prudente engolir o chiclete, até porque existem vários relatos médicos em decorrência de chiclete engolido como, por exemplo, uma criança de 4 anos que engolia de 5 a 7 chicletes por dia e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o seu entupimento. =/ Isso não é nada legal para os baixinho neh?



Pos isso mamães de plantão é bem melhor dar bala para as crianças que chicletes... Cuidado com os pequenos!
Um Feliz dia das Crianças :D

Um comentário:

  1. Ooiii...
    Menina vc me fez relebrar dos momentos de criança..kkk
    Eu engolia um chiclete lerdo...e minha mãe falava o mesmo que a tua "vai colar as tripas"...srrs
    beijocas

    ResponderExcluir