terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fase de Vestibulares e Enem é hora de pensar na alimentação

Adorei essa foto, a cara da menina é fofa.

A cerca de 4 dias para a minha primeira prova de fogo (o Enem) do semestre, resolvi falar para as amigas como devemos fazer para diminuir o stress e a anciedade (funciona pelo menos para mim)....
Primeiramente devemos lembrar que nosso cérebro não funciona sob stress, a pressa é inimiga da perfeição, já dizia minha biza... devemos evitar os cafeinados, apesar de apagarem o sono no momentaneamente, quando o sono bater dormiremos em dobro...
Nada de estudos madrugada a dentro... uma noite de sono é melhor que uma noite de estudos, a quadro dias das provas só devemos rever as matérias, não adianta mais querer tuchar informações na cabeça que isso, certamente, não vai dar certo!

Outro ponto muito importante, é nossa alimentação, nada de comidas pesadas que demoram para fazer a digestão... Ao invéz de não sentir fome, você sentirá uma boa má digestão...
O indicado é comidas leves, muita fruta e verduras, nosso cérebro funciona muito bem a base de carboidratos acelerando o metabolismo, portanto, nada de cortar o arrozinho, os pães e as massas da refeição no dia da prova... (de preferencia aos carboidratos integrais)...
Quem fica sonolento na hora de estudar tem de evitar alimentos pesados e gordurosos, como feijoadas, bife à milanesa e batata frita, que causam má digestão e sonolência. Suco de maracujá também pode dar sono.
Evite as novidades alimenticeas, elas podem não cai muito bem ou causarem alguma alergia e ai bye bye enem e/ou vestibular..

Nada de alimentos pesados!
Na véspera da prova, os alimentos pesados são praticamente proibidos, como já foi dito, e é melhor ficar longe de lanchonetes. O risco de contaminação é grande. Na hora da prova, o melhor é levar barras de cereais, frutas de fácil consumo, chocolate em pequena quantidade (ele libera cerotonina que estimula o cérebro, mas em grande quatidade, faz mal) e tomar água (muita água) ou água de coco em caixinha.Ao contrário dos que comem demais, quem estuda e faz provas com fome também pode acabar se saindo mal. Em jejum, o estudante pode passar mal, porque faltam nutrientes para o cérebro. A pessoa pode ficar sonolenta e tem gente que até desmaia.

Na véspera além dos cuidados com a alimetação, não é epoca para estudar mais, sendo assim, aproveite para um dia legal vendo um filminho com o Love ou com a Best, uma ida no Cine é uma otima dica! (Eu vou passar o dia todo aproveitando o meu Love :D) Ah! Para os rapazes, evitem jogar a famosa pelada de sexta-feira, imaginem um pé quebrado ou torcido e uma noite no hospital, nada legal para uma prova no dia seguinte... (melhor prevenir que remediar, não é mesmo?!?)


O cardápio ideal do estudante:

    Alimentação leve.
  • Café da manhã – uma fruta, que tem vitaminas e minerais, uma fatia de pão ou torrada, que tem carboidratos, um copo de leite, iogurte ou pedaço de queijo, que tem proteínas e uma porção de cereais, que tem fibras
  • Almoço e jantar – arroz ou massa, que tem carboidratos, carnes ou feijão, que tem proteína, verduras e legumes, que tem vitaminas e minerais, e uma fruta na sobremesa
  • Lanches – fruta ou iogurte ou barra de cereais



Espero ter ajudado muitas amigas :D
Bjokas meninas e peçam a Deus por mim neste FDS!
Medicina ai vou EU! rssss

Obs.: Me desculpem por estar sumidinha da net; estudei muito essa ultima semana, e não sobrou tempo para nada... O o corpo pediu a cama e eu tive que ceder... Hj postei por conta do feriado e por conta do estudo ser somente na parte da tarde e sobrou a manha de descanso! se alguém quizer falar comigo, pode me encontrar On no twitter (@izahbelinha) quase o dia todo, me Add lá que eu converso com todo mundo :D

2 comentários:

  1. OLÀ!!!

    Estou passando aqui para dizer que estou sorteado uma linda caixinha de boneca de biscuit.


    Participe!!!

    http://robertaasouza.blogspot.com/

    Roberta Souza


    Beijoss!

    ResponderExcluir
  2. E muitas comprinhas para relaxar também :)
    Delícia de blog o seu!

    ResponderExcluir